- Nenhum comentário

ARTIGO: Planejamento financeiro em tempos de coronavírus.



PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Em tempos de pandemia do Coronavírus, nunca foi tão importante o planejamento financeiro tanto para empresas como para as famílias, vivemos um tempo onde além do cuidado com a saúde também precisamos cuidar do nosso dinheiro. Neste artigo proponho algumas dicas importantes para o planejamento financeiro pessoal, durante esse período de crise.
Antes de mais nada é importante entendermos o que é e qual o propósito do planejamento financeiro. O planejamento financeiro consiste em definir estratégias para a tomada de decisões de acordo com ferramentas de controle atrelado aos objetivos e perfil de cada indivíduo.
No período que estamos vivenciando, um dos pontos fundamentais para a eficácia do planejamento financeiro é o controle e redução das despesas. A conjuntura atual da economia não é nada animadora, com estimativas de órgãos financeiros como o banco mundial e o FMI indicando uma profunda recessão na economia das principais economias mundiais. Essa recessão acarreta em desempregos, reduções salariais, além do aumento da inflação e da taxa de juros. Com essas projeções econômicas negativas, é fundamental que as famílias controlem os gastos visando passar essa fase sem maiores intempéries.
Uma das medidas que podem ajudar as famílias nesse período é o auxílio emergencial do governo federal. Esse benefício visa injetar dinheiro na economia nesse período de pandemia. Porém é necessário que o uso desse auxílio emergencial seja feito de maneira consciente. Como assim? Evitando o consumo desenfreado, além de evitar contrair dívidas, dessa forma o auxílio emergencial pode contribuir para o planejamento financeiro nesse tempo de crise, ajudando no pagamento das despesas familiares.
Com o planejamento financeiro as dificuldades acarretadas pelo Coronavírus podem ser minimizadas, portanto siga essas dicas e obtenha mais tranquilidade nesse momento difícil. A hora é todos se unirem para que juntos possamos vencer essa guerra.

___________________________________________________________________________
Felipe Mendes
Especialista em Administração e Finanças (UFPE/UNIFAVIP)
Professor universitário
Consultor financeiro

0 comentários:

Postar um comentário